sábado, 19 de dezembro de 2009

Encontro de 4 Grupos de Bordado

Olá, bordadeiras queridas,hoje acordei e vi que o ano tá ameaçando ir embora e como pretendo ficar um tempo longe dessa cidade congestionada e chuvosa,pensei que tenho de fazer esse registro (que aliás deveria ser feito por alguem ,não é? quem vai vestir a carapuça?ha,ha!)
Há exatamente um mes, no dia 18 de outubro,4 grupos de bordado se encontraram na casa da Cleide. Participaram 25 bordadeiras a saber: Teia de Aranha - eu,Rioco,Beth,Cristina,Sivinha, Tia Ana,Maria Alice,Nivea e Erika; Mãos de Ariadne - Cris, Cleide, Rose,Erika, Tite, Edmara e Lindalva; Laços e Traços - Tonco,Nonco,Yuko, Olinda,Maricota e Iara; Ponto aPonto -Enid,Cleuzer e Iara.
Foi mais ou menos assim: a mulherada chegou trazendo sacolas,sacolinhas,salgados, doces,refrigerantes. Os comes e bebes foram postos na cozinha lotando a mesa. A sala enorme do apê da Cleide foi arrumada dispondo os sofás e almofadas em roda,sacolinhas e caixas com apetrechos bordadeiros espalhados pelo chão.Às 10horas teve a abertura do encontro com uma dança circular comandada pela Cristina que escolheu uma música grega cujo nome esqueci mas que criou um clima de muita emoção. Foi pedida que cada pessoa se apresentasse e dissesse uma palavra significativa. Que eu me lembre ecoaram : afeto,conforto, acolhimento, encontro, reencontro, pertencimento, encantamento,grito, riso, diversão, alegria, calor...
Como tinha sido combinado cada grupo escolheu uma representante para apresentar 1 trabalho realizado. Iara falou pelo Ponto a Ponto sobre a Oficina de Bordado realizado no bairro rural de Gonçalves (Serra da Mantiqueira) e exibiu fotos do painel produzido coletivamente. Cris falou pelas Ariadnes sobre a cortina de pássaros que o grupo bordou para presentear o Nicolas,o filhinho chegante e exibiu a cortina ao vivo. Laços e Traços foi representada pela Marilia que mostrou e falou sobre a colcha bordada com imagens da historia da familia (relação netos/avós,filhas/pais,irmão/irmãs). Beth falou pela Teia de Aranha contando sobre a produção de um conjunto de bordados sobre a vida e obra de Guimarães Rosa (De Danubio a São Francisco).
Enquanto essas experiências iam sendo relatadas e compartilhadas um pano foi sendo passado de mão em mão e cada participante bordou algo para deixar um registro visual do encontro (onde anda esse pano?)
Após uma pausa pra comelança e papos e risadas escancaradas de 25 mulheres que nesse dia largaram maridos e filhos para curtirem o prazer do fazer e do compartilhar sentamos para discutir uma proposta bem ousada : que tal os 4 grupos produzir um bordado coletivão ,um grande painel sobre a cidade de São Paulo? A ideia logo foi acatada com entusiasmo por todas as participantes Foi formada uma comissão encarregada de bolar o desenho desse painel após rodada de discussões nos grupos : Cleuzer,Tonco, Maricota, Cleide e eu ficamos de nos reunir no final de novembro pra essa ardua tarefa.
O encontro dos Grupos de Bordado ideia que vinha sendo acalentada há pelo menos 1 ano aconteceu e eu que faço parte de todos os 4 grupos fiquei super contente e realizada e teria muito o que comentar e comemorar mas vou me limitar ao relato deixando pras bordadeiras todas abrirem o verbo. Termino parabenizando todas nós mulheres que se reunem pelo prazer de compartilhar suas vidas fazendo produzir pelas mãos imagens tão significativas e,vamos e venhamos, maravilhosas ! Beijos da Rioco

Um comentário:

Mimi Genoino disse...

O encontro foi mesmo maravilhoso!!!