segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Cutucando a onça 2

Li a postagem da prima Miruna e ela tem razão: mãos ao bordado, bordadeiras de plantão! Antes que o Iago faça dez anos (risos de cara-de-pau de quem é a menos bordadeira de todas)... Como a tia Rioco escreveu algumas postagens atrás, conversamos sobre o livro no Dia dos Pais e pegando um pouco dessa conversa e um pouco de outras conversas e matutações de mim comigo mesma, no fim, o projeto do livro do Iago está com essa cara na minha cabeça (dúvidas, sugestões, divergências etc mais do que bem-vindas obviamente):
Tamanho da publicação - 20 cm x 20 cm
Materiais de composição: panos, linhas, tinta de tecido (até agora)
Página 1 - Texto: O ratinho no armário por Laços & Traços / Ilustração: a definir / Bordadeira responsável: a definir
Página 2 - Texto: uma dedicatória e a ficha bibliográfica / Ilustração: a definir / Bordadeira responsável: a definir
Página 3 - Texto: Na gaveta de sapato, quem está atrás do laço? / Ilustração: a definir (com ênfase para uma gaveta de sapato) / Bordadeira responsável: a definir
Página 4 - Texto: É o ratinho Tinho! / Ilustração: a definir (com ênfase para um sapato ou tênis com laço, podendo ser feito e desfeito, estando o ratinho atrás da "língua") / Bordadeira responsável: a definir
Página 5 - Texto: Ih! Ele fugiu! No armário um pouco mais subiu. / Ilustração: a definir (o ratinho Tinho em posição de quem está escalando, talvez?) /Bordadeira responsável: a definir
Página 6 - Texto: Em algum bolso se meteu. Quem abotou? Não fui eu! / Ilustração : a definir (um bolso de camisa ou de calça) / bordadeira responsável: a definir
Página 7 - Texto: Escapou de novo... Que sufoco! Deve estar na jaqueta. / Ilustração : a definir (a jaqueta com zíper e o ratinho dentro) / Bordadeira responsável: a definir
Página 8 - Texto: Lá se foi, mas agora já sei! E aqui ele está! Basta puxar! / Ilustração: a definir (outro bolso dessa vez com velcro) / Bordadeira responsável: a definir
Página 9 - Texto: Peguei! Dessa vez foi bem difícil, mas também divertido. / Ilustração: a definir / Bordadeira responsável: a definir
Página 10 - Texto: Vamos fazer uma pausa? Para a gente leite e para Tinho, o ratinho, um queijinho. / Ilustração: a definir / Bordadeira responsável: a definir
Página 11 - Texto: E fim! (Será?) / Ilustração: a definir / Bordadeira responsável: a definir
Página 12 - Texto: Colaboraram para esse livrodado: (nomes de todas as bordadeiras, se cada uma assinasse acho que ficaria bem bacana) / Ilustração: a definir / Bordadeira responsável: a definir
Bom, então, na verdade são 12 pedaços de pano para deixar bem com cara de livrinho. Tem trabalho para todo mundo e ainda vai sobrar, penso eu (risos de quem conta com a compreensão alheia por contribuir conscientemente com a sobração de trabalho de bordado). Precisamos ver quem fica responsável por qual página. Entendi que a Criméia topa fazer uma ou costurar tudo junto, tenho que ver direitinho com ela o que ela topa fazer, mas que ela topa fazer alguma coisa isso já está certo (sorriso de graças por ter uma sogrinha querida tão prendada). Bom, pelo que eu entendi, eu deveria agilizar a parte de comprar e cortar os panos e também já riscar as "margens" que precisam ser respeitadas para a hora de juntar tudo na máquina de costura. E também disseram que o ratinho eu teria que desenhar pelo menos o mesmo em posições diferentes para ficar uma coisa só, um mesmo personagem. Para aquelas que possam se preocupar com a proporção de texto e ilustração, para deixar mais espaço para a parte divertida, os textos serão escritos com tinta de tecido. Eu acredito que vá apenas escrever a caneta meio fraquinho para que as bordadeiras saibam o que espaço que têm e, quando todos os bordados estiverem prontos, eu escrevo com a tinta definitiva antes de ir para a máquina. Ufa... É isso! Por enquanto. Aguardo manifestações.

2 comentários:

Yuko disse...

Marília,

Não tem jeito, já tentei postar comentário várias vezes, não dá...
esta é a última tentativa !

Mami

Yuko disse...

Uai! Consegui!
Então agora um comentário pra valer!
No domingo, 24/08 todos estão convidados para almoçar na minha casa, e tudo bem que combinaram uma reunião sem eu saber, mas não sei se vai dar para fazer alguma coisa... virá a família do Zé tb.
Mas pelo menos falar muito e dar palpite será possível...
Até amanhã então !

Yuko